Você está em: Inicial > quem-somos > index.php

Histórico, objetivos e campos de atuação

O Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), criado em 2003, faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contribui para a produção e difusão de conhecimento sobre o tema, atendendo à vocação universitária para o ensino, a pesquisa e a extensão. Dentre suas atividades, o grupo:

• reúne documentos produzidos desde a década de 1970, tais como depoimentos de trabalhadores, relatórios de órgãos do governo, peças de ações criminais e trabalhistas, artigos acadêmicos ou jornalísticos, monografias, dissertações, teses sobre o tema, análises e denúncias da Comissão Pastoral da Terra e de outras fontes. A referida documentação alimenta pesquisas e um banco de dados;
  • desenvolve pesquisas e extensão universitária;
  • realiza publicações;
  • promove encontros e reuniões científicas congregando estudiosos do tema: pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros;
  • subsidia a promoção de políticas públicas visando à denúncia e ao combate do trabalho escravo nos dias atuais.
  • As linhas de pesquisa que desenvolve têm caráter interdisciplinar e servem como pontos de referência e identidade do GPTEC. São elas: trabalho e direitos humanos; migração, rotas de aliciamento, territórios e fronteiras; educação e trabalho escravo contemporâneo; trabalho escravo contemporâneo, identidade e resistência.

Folder do GPTEC

Professores Pesquisadores:

Ricardo Rezende Figueira, Doutor, professor adjunto da ESS/UFRJ - coordenador de Pesquisa do NEPP-DH e Coordenador do GPTEC
    Adonia Antunes Prado, Doutora, professora associada da FE/UFRJ

Pesquisadores:

Edna Maria Galvão de Oliveira, Doutora em Memória Social. UFRJ
    Sonia Benevides, Jornalista e Biblioteconomista/UFRJ
    Suliane Sudano, Mestre em Serviço Social/UFRJ

Bolsista de Iniciação Científica:

Em processo de seleção para o ano de 2015

Bolsista de Extensão:

Em processo de seleção para o ano de 2015